Externato São Cristovão
   
 
Ensino à distância


Decretado o encerramento dos estabelecimentos de ensino, pelo XXII Governo da República Portuguesa, pouco foi o tempo para nos apropriarmos de uma nova escola. Estando o 2.º período perto do seu final, o externato adotou uma postura de acompanhar os seus alunos, disponibilizando recursos que permitissem a estes rever e consolidar os conteúdos abordados. Com a chegada da interrupção letiva, o corpo docente e a direção do externato, de mãos dadas pelos meios digitais, propôs-se a construir um plano de ensino à distância, refletindo como continuar o serviço a que, desde o primeiro dia, se disponibilizou junto da sua comunidade educativa. Foram várias as horas de reflexão, mas conseguimos chegar a um porto.

Iniciou-se um 3.º período, uma nova escola, uma escola em transformação. Uma escola não digital, mas pelo digital.
Organizámos as nossas aulas na tipologia síncrona e assíncrona, onde todos os dias os nossos alunos cruzam os olhares, dão aquela gargalhada e se mostram disponíveis para a aprendizagem.

Síncronamente, professores e alunos exploram conteúdos recorrendo a variadíssimos recursos (leitura de contos infantis, exploração de situações problemáticas do quotidiano, debates sobre questões sociais, mapas concetuais, quizs...). Como suporte digital para as nossas aulas em direto recorremos à plataforma Zoom. Porquê? Haverá lá melhor momento do dia do aquele em que vemos, no ecrã do nosso dispositivo, as carinhas de todos dos nossos pequenos? Aqueles primeiros minutos são essenciais para manter e reforçar o vínculo afetivo estabelecido nestes pares.

Nos tempos assíncronos, ao que chamámos de tempos de trabalho autónomo, o corpo docente tem o cuidado de disponibilizar recursos pedagógicos que melhorem a aprendizagem, sejam eles fichas de trabalho, pesquisa, filmes, notícias, jogos interativos... Não são tempos em que os alunos estão sozinhos, pois, basta clicar no “Participar”, do Teams (plataforma da Microsoft) e do outro lado estão os professores para os ajudar nas dúvidas, encorajar no estudo, ou conversar um bocadinho. Acreditamos que este estar disponível para os nossos ajuda a combater o isolamento a que todos fomos sujeitos.

Mas não pretendemos ficar por aqui. Queremos melhorar, a cada dia de passa. Por isso, monitorizamos o plano E@D elaborado: refletimos no modo como as aulas decorrem, como os alunos se mantêm disponíveis para a aprendizagem, como as famílias se estão a conseguir organizar, como, todos juntos, construímos novo processo de ensino-aprendizagem.


Para a resolução de conflitos de consumo, o Externato São Cristóvão
aderiu ao Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (www.cniacc.pt)
 
 

© São Cristovão - Externato, Todos os direitos reservados.

(+351) 217606034
secretaria@saocristovao.com.pt

"Os conteúdos deste site estão redigidos ao abrigo do acordo ortográfico."
SUBSCREVER NEWSLETTER